sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Volta às aulas: escola nova




  As aulas estão voltando. A maioria vai continuar estudando no mesmo colégio que o ano passado - e o mesmo de cinco anos atrás -, mas outros mudarão de escola, seja pro Ensino Médio ou para o Fundamental. Dependendo da situação, como o fato de não conhecer absolutamente ninguém lá, alguns como se estivessem em um outro planeta. Normal. Muitos rostos desconhecidos, jeitos e vozes diferentes, gente que você nunca viu antes e não sabe sequer o nome. Aí vem aquela sensação de deslocamento e preocupação de se sentir só. Absolutamente normal. Ah, ainda há aqueles que vão para faculdade e apesar de ser uma nova fase, rolam quase as mesmas inseguranças (a diferença é que 90% da turma realmente não conhece ninguém). Mas não precisa ficar isolada em um canto, se enturme, interaja!

Os primeiros momentos

  Aproveite os primeiros dias para observar os outros colegas. Sabe, aquela coisa de estudar o território, olhar os grupinhos e como as pessoas se comportam. Só evite fazer pré-julgamentos, esteja aberta para qualquer contato. Ás vezes aquela pessoa que você, por alguma razão, não foi muito com a cara pode se tornar uma companhia, amiga ou amigo em potencial. Muito mais do que aqueles outros que você "pensou ser legal". Apenas esteja aberta a conhecer as pessoas.

Sorria

  O sorriso é o nosso melhor cartão de visitas. Você está lá sentada na cadeira, quietinha em seu canto, tudo bem que não conhece ninguém, mas não há razão para ficar com a cara fechada ou emburrada. Lembre-se que você quer fazer novos amigos. Quando alguém olhar pra você, "a novata", dê um sorrisinho. Assim, facilita o contato, a pessoa fica mais confiante para se aproximar.

Seja educada

  Nada mais gostoso do que conhecer gente educada. É bom ver que as pessoas não perderam a gentileza, melhor ainda conhecer gente que seja assim. Então, dê bom dia ao chegar, peça com licença, por favor, pergunte se quer ajuda...essas coisas (não esquece do sorriso no rosto).

Pergunte

  Use as perguntas para se aproximar, mesmo que você já saiba a resposta. Oi, com licença, você sabe dizer qual é o próximo horário? Onde fica o banheiro? E depois do agradecimento, qual é o seu nome? Ah, prazer! O meu é Carol...E assim você já pode ter ganhado companhia para o intervalo e ser apresentada a outras pessoas.

Aproveite para recomeçar

  Uma chance de fazer as coisas diferentes. É escola nova, sem a nossa turma de amigos e pessoas que costumávamos conversar e estar em companhia. Temos a oportunidade de tentar de novo em vários aspectos e também de não repetir alguns erros. Significa estar livre de certos rótulos e ter a chance de abandoná-los por completo.

Não esqueça dos amigos antigos

    Ás vezes a gente se empolga e acaba perdendo o contato com os antigos amigos, se afastando deles. "Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos". (Elmer G. Letterman) Não esqueça que foram eles que estiveram ao seu lado em momentos difíceis e alegres, que te apoiaram e aceitaram seus defeitos quando você nem pensava em conhecer essas novas pessoas.


É claro que você não precisa forçar nada. Seja você mesma. Um conselho clichê, mas infalível. Não no sentido de que assim você vai agradar todo mundo e todos irão gostar de quem você é. Isso não acontece. Mas as pessoas que conquistar, conhecerão o seu jeito verdadeiro e vão gostar de você exatamente por essa razão. Sem invenções. Fingir ser outra pessoa não dá certo e não vai te fazer mais feliz.


Se você vai continuar na mesma escola...

   Provavelmente você já tem a sua turma ou, como dizem, já faz parte de um grupinho. Mas seja legal com os novatos. Aproxime-se e apresente-o aos amigos. Pense o quão legal seria ser bem recebida em um colégio novo. Todas as dias ali em cima também lhe servem. Busque agir assim com as pessoas, tanto as que acabou de conhecer quanto as que já conhece faz um bom tempo.


Bons estudos!

Um comentário:

  1. Isso de mudar de colégio é sempre meio complicado... Mas tem que ir de mente aberta mesmo e sem criar muitas expectativas.
    Como você disse, é uma chance para fazermos coisas diferentes... um recomeço... do zero.

    Beijos,
    http://doiss2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...