terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O poder de uma conversa


   O dia tinha começado bem. Estava indo bem. Eu estava bem e tudo bem. Mas como se não fosse possível, o dia terminou mal, resumindo-se apenas ao instante que aquelas palavras me atingiram e o sorriso carregado no rosto, a paz em que meu coração repousava, foram sufocadas e reprimidas.
   Uma conversa tem o poder de mudar o nosso dia. É maravilhoso quando ela muda para melhor, e isso sentimos com mais frequência que o oposto, mas quando ele acontece dói mais do que jamais poderíamos ter previsto.
   Discutir com quem amamos é doloroso demais, as palavras  parecem lâminas que nos deixam aos pedaços e sem serem medidas, jorram antes mesmo de um pensamento mais claro sobre o que está sendo dito e o que não queríamos dizer, ser formado. E palavras que você não imaginava ouvir, atingem com velocidade o seu humor e o dia acaba ali. Naquele instante. Pena que as horas não correram também nessa velocidade fazendo o amanhã parecer anos distante.
  Na maioria que temos uma conversa ruim com alguém, acabamos indo cedo para a cama. Lá o peso fica um pouco mais leve e fechamos os olhos, repassando o que foi dito e feito, tentando entender e enxergar o outro lado da forma que não foi possível fazer antes. Nos sentimos melhor e embalados pela certeza de que no amanhã próximo, teremos a oportunidade de fazer as coisas diferentes.
  Canso de ver pessoas o tempo todo tentando ferir as outras com palavras, muitas carregadas de preconceito, pelo simples prazer de estar fazendo o outro sentir-se mal. Há momentos que não consigo me conter, sinto uma onda de angústia me invadindo e não consigo assistir a tudo calada. Mesmo que essas palavras não tenham sido direcionadas a mim, sinto a dor causada, ainda que não seja a mesma, no coração da pessoa que foi atingida.
   As palavras tem uma força tão grande que para onde quer que sejam direcionadas, devemos ter a certeza de que voltarão. Talvez não com a mesma velocidade, mas com o mesmo poder. Precisamos pensar bem em qual direção estamos lançando-as e qual é o alvo que realmente queremos acertar. Ás vezes, pode acabar ferindo um coração. Você pode se desculpar depois, mas como o prego que é batido na madeira e depois retirado, ficará uma marca para sempre.



2 comentários:

  1. Nossa, muito profundo! acredito que todos nós já sofremos com o poder devastador das palavras. É como falam, algumas palavras machucam e são bem piores do que um tapa no rosto, né?
    Beijão!

    sentimentoemprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que texto! Realmente, o que é o poder das palavras, né? E o pior de tudo é quando alguém interpreta mal aquilo que a gente fala e acaba ficando mal e nos deixando mal também. Complicado. Como tem que ser cuidadoso o uso das palavras...
    Beijos!

    http://doiss2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...