segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que eu comprei...

Na última semana de 2011 fui á livraria e saí de lá - nunca consigo sair sem nada rs - com uma revista Mente e Cérebro Ed.Especial, Resumão A nova ortografia, Coisas da vida , Super dicas para ler e interpretar textos no ENEM e Em algum lugar do paraíso.  Ah, e esse marcador é do livro Julieta Imortal, que estou com vontade e pretendo ler.

Claro que quando eu terminar de ler escreverei sobre os livros aqui no blog – já estou lendo Coisas da Vida e Superdicas – e a revista – que também já comecei a ler! Mas para já dar uma situada sobre eles á vocês - também pode servir como inspiração para compra - resolvi deixar as sinopses aqui.


Mente e Cérebro: A ciência do prazer – “A psicologia e a neurociência explicam por que é tão gostoso beber, comer, fazer sexo, viajar, ter amigos, comprar, ganhar presentes, ouvir música...”. 

Superdicas para ler e interpretar textos no Enem (Ciley Ceto e William Roberto Cereja) –  " O que é texto? Como entender corretamente o que uma questão do Enem pede? Que habilidades são necessárias para sair-se bem nas provas? O que fazer para identificar no texto as informações relevantes? Essas são perguntas que rodeiam o pensamento de muitos jovens que fazem as provas do Enem, principalmente porque a “decoreba” agora é coisa do passado: o que o Exame Nacional do Ensino Médio quer é avaliar se o estudante tem competências para usar o conhecimento disponível hoje nos mais diferentes meios: em jornais, reportagens da internet, quadrinhos, gráficos, mapas, tabelas, fotografias, ilustrações, obras de arte. Saber ler e interpretar adequadamente todos esses tipos de textos e linguagens é a chave para ser bem- sucedido nas provas. "

Coisas da Vida –  "Martha Medeiros é uma das colunistas brasileiras de maior sucesso da atualidade. Coisas da vida reúne textos publicados nos jornais Zero Hora e O Globo, entre setembro de 2003 e setembro de 2005. Há mais de 10 anos, Martha Medeiros iniciou-se na arte da crônica (até então dedicara-se quase que exclusivamente à poesia), e, desde então, vem analisando e descrevendo as manias, as delícias, sofreguidões e anseios de homens e mulheres urbanos e modernos, fazendo um verdadeiro retrato de nossa época. Com a franqueza e com o texto dinâmico que lhe são característicos, relata e explica grande parte das taras, neuras e outros produtos mais e menos louváveis de nossa sociedade consumista e, por vezes, conformista – tudo sempre visto de dentro, pois ela nunca se exclui de suas considerações. Nas crônicas de Martha Medeiros há espaço para todas as normalidades e todas as “esquisitices” que caracterizam o Homo sapiens modernus: o sentimento de frustração, o tic-tac do relógio biológico feminino, a necessidade de dinheiro versus a necessidade de sossego, mulheres que decidem não ter filhos, o progressivo apagamento das fronteiras entre um e outro sexo, máquinas de provocar orgasmos, choros, filmes, livros e músicas, a delícia e a tragédia de amar duas pessoas ao mesmo tempo, a delícia e a tragédia de não amar ninguém e tantas outras coisas da vida."

Em algum lugar do paraíso –  "Com humor refinado e elegância narrativa, Luís Fernando Veríssimo aborda nesta seleção de crônicas, temas que sempre cercaram a vida do ser humano: o começo e o fim do amor, o desgaste gerado pelo tempo, o acaso que pode fazer tudo ruir ou acontecer de forma surpreendente. Mestre no gênero, Veríssimo faz o leitor pensar sobre escolhas, decisões precipitadas e oportunidades perdidas, mas sempre com um olhar bem-humorado e cúmplice dessas limitações tão humanas."

Resumão A Nova Ortografia –  o nome já diz tudo rs.


2 comentários:

  1. Pois é moça, eu sou mais um que não consegue sair de uma livraria sem ter algo nas mãos, meu vício, sempre estou lendo algo, nas pequenas brechas de tempo que tenho no cotidiano vertiginosamente acelerado... Assino umas 4 revistas (não tenho conseguido ler todas) e sempre, seja no ônibus ou mesmo em casa, estou com algum livro por perto...

    Gostaria que você lesse e comentasse o meu post sobre o último livro que li, "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera: http://www.sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/insustentavel-leveza-do-ser-o-livro.html

    ResponderExcluir
  2. \o/ Baiana

    Seja bem vinda lindona, obrigada por curtir lá eu curti aqui também viu♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...