domingo, 30 de outubro de 2011

Então, por que não mudar o mundo com um abraço?

A pedido de uma garota querida estou postando esse meu texto aqui no blog [novamente, para quem acompanhou o blog antes, porém com algumas modificações] *-*


Esse é um video de uma animação, um Curta alemão que foi ganhador do Festival de Curtas na Europa, super interessante sobre O Abraço. Espero que gostem, curtam bastante, abraçem bastante porque o abraço tem consequências e traz sensações maravilhosas. É comprovado que ele pode curar a depressão, nos ajudar a viver por muito mais tempo, proteger contra doenças, nos dá ânimo quando estamos cansados, fatigados, estimula a termos força de vontade quando pensamos em desistir de algo... É, entre tantas outras coisas, símbolo de perdão, afeto, carinho, união. O abraço tem um poder muito forte que, com certeza, é extraodinário!



"Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contato profundo, físico e afetivo, poderemos usá-lo como um dos possíveis instrumentos de terapia. O gesto de alargar os braços é sinal universal de paz e fraternidade; é um gesto ligado à idéia do abrir-se, à sensação de ficar em contato mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo.
  Podemos pensar que tinha esse valor porque o primeiro movimento da criança que chora e se dirige à mãe é o de levantar os braços para ser tomado ao colo e, no abraço, têm fim tanto seu protesto quanto seu desespero pela ausência ou afastamento dela. Podemos nos lembrar também de que, abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um endireitamento da espinha dorsal, a possibilidade de que a cabeça e olhos se mantenham sustentados e sem tensões, certa expansão da respiração no ventre e no tórax. Se tudo isso ainda vem acompanhado de um contato caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender como esse gesto é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos."

                                          (De Jerome Liss e Meurizio Stupiggia, do livro "A Terapia Biossistêmica")

 
   O abraço tem o poder de mudar, reconciliar, de aliviar a dor, passar uma sensação de bem estar, aquela de ser amado, estar protegido e ser querido pelo outro. Tem o poder de nos amparar, de nos fazer parar e sentir. Apenas sentir todo o poder que tem um abraço de mudar nosso interior, de acalmar nosso coração.
  Desejo que possamos abraçar bastante e recebermos tantos outros sempre tivermos oportunidade, porque não tem jeito de dá-lo sem ganhá-lo de volta. Quem sabe aquela pessoa sentada ali na cadeira, ao seu lado na sala de aula, seu colega, não está precisando de um abraço? E sua mãe depois de discutir com você não esteja precisando de um também? E seu pai quando está aí sentado no sofá assistindo televisão? Sim, ele pode estar precisando de um. Sua irmã super chata, que você ama tanto, mas insiste em não te dar ouvidos? Aquele seu amigo que está de mau humor, ou o seu professor que chegou estressado na sala de aula? Aquele seu colega de trabalho, seu namorado, o porteiro da sua escola, algum funcionário, a secretária que te atende...todos nós precisamos de um abraço para mudar nosso dia. Então, por que não mudar o mundo com um abraço?   


Um comentário:

  1. Esse texto é simplesmente perfeito! Gosto tanto dele.. Ele é lindo, completo...
    E esse v´´ideo é muuito interessante. *-*
    E obg por postar de novo! :D'

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...