quinta-feira, 14 de março de 2013

Nova categoria no blog: Desmetaforizando



Ligada a literatura e a música, tive ideia de criar uma nova categoria aqui no blog chamada Desmetaforizando. Pelo nome já dá pra saber mais ou menos do que se trata: vou escolher um poema/música para "traduzir" a linguagem figurada para a real, baseada nos meus conhecimentos enquanto estudante - e na minha forma de interpretá-los também, claro - e depois de fazer algumas pesquisas em livros didáticos/internet. Além de ser algo que buscarei fazer de uma forma mais divertida, espero que ajude vocês na hora da prova, de interpretar um texto, e à mim também enquanto estudo para preparar as postagens - afinal, não sou nenhuma professora, certo? -, a enxergar, não só as metáforas existentes, mas as diferentes figuras de linguagem usadas para compor as linhas dos poemas e das músicas. O que, ao lermos ou escutarmos pela primeira vez, não entendemos bulhufas e até parecem coisa de maluco, mas são simplesmente geniais, sendo necessária uma segunda, terceira, e talvez até, quarta leitura com mais sensibilidade e atenção. Saber quem é o autor ou compositor, o contexto histórico, o movimento artístico e literário ao qual pertencem, tipos e usos das figuras de linguagem, fazem parte dessa interpretação.

A estreia da nova categoria será no próximo post, para esse não ficar muito grande.  Não deixem de conferir!

O que acharam da ideia? Gostaram?

Se ao ler essa postagem você lembrou de algum poema ou música e gostaria de vê-lo no Desmetaforizando, envie a sugestão para mim através do formulário em "Contato" ou do email faiscasvoam@live.com

4 comentários:

  1. Amei a ideia, Carol! Lembrei muito das aulas de Celso. *chora* :( Como sinto falta das aulas de português, nossa...
    Talvez uma música do Renato Russo encaixe nessa categoria. :P Ia ser legal.
    Parabéns pela ideia e pelos próximos posts. Imagino que irá exigir muita pesquisa e esforço na hora de escrevê-los. Mas deve ser super gostoso também. Hoje mesmo comecei a escrever um post sobre uma escola literária e foi muito legal! Fiquei relembrando das aulas e tal, haha.
    Sucesso na nova categoria!
    Bj, bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, o próximo será de Legião Urbana, Aninha!
      Leu meus pensamentos :)) haha
      Não tem como não lembrar das aulas de Celso, foram maravilhosas! *-*
      Obrigada, mesmo, pelos comentários <33

      Excluir
  2. Curti!!! Quero ver muitas postagens dessa categoria :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...