sexta-feira, 1 de março de 2013

A última viagem que fiz: Julieta



Quem é apaixonado pelo clássico casal Romeu & Julieta e sua história de amor - e tragédia - imortalizada por Shakespeare, com certeza, vai gostar de Julieta. Trata-se do romance de estreia de Anne Fortier, mas a história vai além dos Montecchio e os Capuleto: é uma mistura da Siena de 1350, de onde teria originado a versão mais antiga de Romeu e Julieta; a de hoje, para onde a protagonista viaja e a Florença de Shakespeare. Uma maldição persegue as famílias do Tomolei e Salimbeni, após a trágica história de dois jovens amantes, vítimas do ódio irreconciliável entre as duas. Julieta é a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou séculos e foi imortalizada por Shakespeare.

"Em seu excelente romance de estreia, Anne Fortier navega por entre pistas falsas e reviravoltas, e o resultado é uma história de amor que poderíamos chamar de O código Da Vinci para mulheres inteligentes e modernas." (Publisher's Weekly)

Julie Jacobs descobre por uma carta de tia, após a morte desta, que seu nome verdadeiro é Giullieta Tolomei. Levando em conta seu nome de batismo e linhagem, Julie será próxima vítima da maldição. A carta também diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso, antes dela e do seu pai morrem em um acidente de carro. Julie parte para Siena, em busca de explicações e com esperanças de encontrar o tesouro, mas acaba descobrindo que tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos e é aí que a aventura de verdade. Sim, é uma história de amor,  repleta de reviravoltas e suspense. Julie acaba conhecendo mais de si mesma, quem é e de onde veio, sobre pessoas as quais pode confiar, que nem tudo é o que parece ser e que não precisa ficar presa ao que escreveu titio Will. "Para cada maldição, há uma bênção" e essa bênção, claro, é o amor.

Julieta é uma obra de ficção, mas baseada em fatos históricos, o que torna a história ainda mais interessante. A fonte principal de informações da autora foi sua mãe, que pesquisou durante anos sobre a imortal tragédia dos dois jovens amantes. Ao final do livro a autora deixa uma nota sobre o processo de pesquisa e criação do livro.

Gostei da leitura e indico mesmo. É um daqueles livros que você sempre quer ler mais um capítulo, depois mais e mais um, mesmo que já seja tarde da noite e precise ir dormir. A personagem tem que seguir pistas e realmente lembra um pouco os livros de Dan Brown, também por envolver Arte, além de passar na Itália como Anjos e Demônios - que li antes de Julieta e não tive como não lembrar.


OUTRAS COISAS SOBRE ROMEU & JULIETA


Aproveitei para dentro desse tema fazer um com sugestões de algumas obras baseadas na imortal história de Romeu & Julieta para ler e assistir. Afinal, essa história de amor inspirou e continuará inspirando escritores, roteiristas e compositores pelo mundo todo!


Filme: Cartas para Julieta



"Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan), que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva."



Livro: Julieta Imortal




"Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e a vida de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano.
Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela. Segredos, mistérios e surpresas envolvem este poderoso romance em que o casal mais famoso da literatura mundial tem a chance de contar sua verdadeira história."


    Livro: Romeu Imortal


"Amaldiçoado a viver por toda a eternidade em seu espectro, Romeu, conhecido por seus modos rudes e assassinos, recebe uma chance de se redimir viajando de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem saber, Ariel é importante para os dois lados, os Mercenários e os Embaixadores, e tem o destino do mundo nas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, levando-a contra seu potencial obscuro antes de ser descoberto pelos Mercenários. Enquanto sua sedução se inicia como outra mentira, logo ela se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de todo o mal, e fazer qualquer coisa que for preciso para ganhar seu coração e sua alma. Mas quando Ariel se decepciona com ele, ela fica vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua escuridão interna poderá separá-los para sempre."




E, claro, um pouquinho de Taylor Swift com Love Story...




E vocês, ficaram com vontade de ler também? Conhecem algum outro filme/música/livro baseado na história de amor dos milênios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...