domingo, 31 de março de 2013

A última viagem que fiz: Presentes da Vida


Presentes da Vida é o primeiro livro que li da Emily Giffin. Antes dele, tive muita vontade de ler O noivo da minha melhor amiga em razão do trailer que vi do filme na internet, antes de estrear nos cinemas (quase dois anos atrás?). Assisti ao filme, mas ainda não li o livro. Dizem que os dois são bem diferentes e, além de ter gostado muito da história porque faz bem o meu gênero, fiquei curiosa para conferir.

No filme, a Kate Hudson faz o papel da altamente egocêntrica Darcy e Ginnifer Goodwin fica com o papel da doce e compreensiva Rachel, por quem torcemos do começo ao fim. Acontece que Rachel acaba se apaixonando por Dexter - ou melhor, não conseguindo mais esconder o que sempre sentiu por ele -, noivo da sua melhor amiga Darcy e seu amigo da faculdade. Ethan, o melhor amigo das duas, também entra na história assumindo um papel importante e essencial em "Presentes da Vida". Mas o que um filme/livro tem a ver com o outro?

Presentes da Vida, conta a história de Darcy pós O noivo da minha melhor amiga. O que acontece com ela? Muita coisa, pode ter certeza e, como todo romance, no final ela se torna uma pessoa bem melhor. É aqui que Darcy mostra que pode conquistar sua empatia e dá a oportunidade do leitor torcer por ela. Se você não leu o primeiro livro, absolutamente nada te impede de ler esse, como eu fiz, porque são histórias diferentes e não fica nenhum vácuo no entendimento durante a leitura. Mas se você quer ficar a par da visão e dos sentimentos das duas personagens principais de cada história, Rachel na primeira e Darcy em Presentes da Vida, vale a pena a leitura das duas obras.

No início do livro, os primeiros capítulos que contam principalmente sobre seu envolvimento e relacionamento com Marcus, Darcy tem uma obsessão, que é para ser irritante mesmo, em relação à Darcy e Dexter. Sua vida se resume a eles e com todo seu egocentrismo típico, ela está sempre querendo colocar a culpa de tudo o que aconteceu nos outros e não assume nenhum dos seus erros. Seus truques de sedução não funcionam mais, a relação com sua família desanda e, como nunca tinha pensado que seria possível, Darcy se sente sozinha no mundo. Até que ela se muda para um-certo-lugar e sua vida recomeça completamente.

Presentes da Vida mostra o amor, a amizade e a maternidade como os principais agentes transformadores na vida de alguém. Como é neles que encontramos razões para nos tornarmos pessoas melhores, mudar o que há de ruim e prejudicial dentro de nós, em busca de uma vida repleta de gratidão e felicidade.

*** (3/5)

Sugestão: se você não for ler o livro O noivo da minha melhor amiga, assista ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...