domingo, 26 de agosto de 2012

ENEM: você está praticando redação?




Está chegando...
Falta um pouco mais de dois meses para o fim de semana que levará mais de 6 milhões de estudantes brasileiros ás salas de diferentes escolas do país para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Daqui a pouco chegará o momento que começaremos a fazer a contagem regressiva para os dias 3 e 4 de Novembro. 
Em Julho, o MEC lançou o Manual de Redação do ENEM com alguns exemplos de redações que conseguiram nota máxima, no ano passado com a proposta: "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". O tema pegou muitos de surpresa e quem estava atualizado e soube desenvolvê-lo bem, com certeza levou a melhor sob os outros concorrentes. Esse ano não será diferente, precisamos estar atualizados e saber escrever a nossa redação de acordo com as competências exigidas pelo ENEM. E quais são elas?

COMPETÊNCIA 1 – “Demonstrar domínio da norma padrão da Língua Portuguesa” 
COMPETÊNCIA 2 – “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo"”
COMPETÊNCIA 3 – “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista"
COMPETÊNCIA 4 – “Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários á construção da argumentação" 
COMPETÊNCIA 5 – “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos"

Sem falar que é recomendável estar fazendo, no mínimo, uma redação por semana. Com isso, é possível identificar nossos pontos fracos e procurar o aperfeiçoamento com a prática. Uma sugestão é pegar as propostas anteriores do ENEM ou fazer isso com os 10 temas que podem cair na redação 2012, segundo o portal Universia:

1. As Questões Ambientais
2. Bullying
3. Violência nas Escolas
4. A Violência no Trânsito
5. Participação Política
6. Álcool X Trânsito
7. Desarmamento
8. Desigualdade Social
9. Esporte como fator de inclusão social
10. Comportamento jovem nas mídias sociais 

Mantenha-se sempre atualizado, leia com frequência e claro, não esqueça de praticar. Quando terminar sua redação peça a opinião de um professor, alguns colegas ou familiares sobre o que eles acharam.


Mão ao lápis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...