quinta-feira, 21 de junho de 2012

Leituras obrigatórias podem ser legais





Leituras obrigatórias nem sempre são legais. Primeiramente pelo simples fato de serem obrigatórias ( aí você diz: sériooo Carol? ), deixando a entender que gostemos ou não vamos ter que ler o livro até o fim se quisermos nos dar bem em alguma prova do colégio e de vestibulares, principalmente. E com isso começam os rótulos de que livro "X" é chato, sem nem ao menos ler a primeira linha do dito cujo, o que é muito mais comum em pessoas que realmente não gostam de ler. Você começa a ler a primeira linha, com aquela cara de quem está  fazendo isso por castigo, continua lendo sem entender buiufas  e em menos de dez minutos fecha ele com aquele de-sis-to.

Pois não desista. Provavelmente o livro não é nem chato, ou é só um pouquinho, aquela dose normal e você inventa de fazer tempestade em copo d'água. Tá, o livro é chato, mas admita que trata-se do simples fato de você não estar entendendo a história e isso é resultado de uma má leitura, afinal você não está com vontade de ler. E claro, a leitura de um livro de trinta, quarenta anos atrás não é a mesma coisa da de um livro lançado no ano passado.

Ler um livro não é simplesmente conhecer o significado das palavras que estão sendo seguidas por seus olhos, mas ir além do que está ali escrito, buscar entender razão do autor estar usando-as e o que ele quer dizer,  o contexto da obra, o lugar, o tempo, o perfil das personagens...

Um dos livros indicados para o vestibular da UFBA é o que estou lendo atualmente -  além de Madame Bovary, como mostra o gadget ali ao lado, que falta umas trinta páginas pra terminar - depois de ter largado na estante por algum tempo: A correspondência de Fradique Mendes, de Eça de Queiroz, lançado em 1900. Apesar de não ter um linguagem fácil e ser realmente chatinho (qual é, foi escrito há mais de 100 anos atrás!), estou gostando e entendendo-o melhor agora.

Posso garantir que leituras "obrigatórias" nem sempre são chatas: elas podem ser legais e prazerosas. Por isso, decidi reunir algumas dicas para vocês que estão passando pela mesma situação que a minha em uma dessas leituras ou ainda vão passar, com certeza, para curtir mais o que estão lendo e ter um melhor aproveitamento. 


Iº Leia com calma e aos poucos

Parei na página 80 e pouco do livro, e agora que peguei para continuar a ler no recesso, achei necessário começar do zero. Estou lendo com calma, no máximo dois, três capítulos por dia e entendendo-os bem.

IIª Leia para entender, por isso, releia

Ás vezes, nós lemos algo e não entendemos bem o que aquilo quer dizer, mas mesmo assim seguimos em frente, o que é um erro. Se algo começa mal lido, terminará mal lido, mal interpretado. Releia sempre que sentir que não entendeu, seja uma frase, uma parágrafo ou um capítulo inteiro.

IIIª Um resumo a cada capítulo

Fazer um resumo não é copiar o que o autor escreveu, mas o que o seu cérebro guardou, entendeu  do que você acabou de ler e considera importante. Ajuda muito a  fixar o conteúdo. Não é preciso muitas linhas, mas vai depender do tamanho do capítulo. Assim quando você quiser relembrá-lo é só recorrer ás suas anotações.

IVª Pesquise sobre ele

Faça uma pesquisa na internet sobre o livro, leia análises críticas de professores de universidades, entenda o contexto, assista a vídeos, leia sobre o autor. Tudo isso ajuda no entendimento da obra.


Espero que sigam as dicas e elas ajudem vocês.

Qual a sua leitura obrigatória do momento?

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...