sábado, 28 de janeiro de 2012

Ensino Médio: volta às aulas


Daqui a mais ou menos uma semana, nós estudantes voltamos ás aulas, e portanto á rotina de estudos - aquele compromisso que temos com o caderno, os livros e o conhecimento. Pois é, adíos férias. Muitos começarão o Ensino Médio agora, assim como tantos outros farão o último ano dele - eu por exemplo.

Esse post é dedicado á vocês que estarão no 1º e no 2º do Ensino Médio, e foi pensando nisso que elaborei algumas dicas, de acordo com as experiências nos diferentes anos, para ser um bom aluno e se dar bem no Ensino Médio. O post do 3º ano será feito mais tarde e será um super post, porque trata-se de um ano e tanto para quem fizer parte dele. Não deixem de conferir!


Primeiro ano: Seja disciplinado e responsável


1. Converse com alguém que já passou por isso

Tem gente que fica ansioso demais, e uma boa é conversar com algum colega do segundo ou terceiro ano e fazer algumas perguntas sobre como são os professores, as provas, como é a rotina de estudos...Isso o fará ficar um pouco mais relaxado.

2. Escolha sempre estar em vantagem

O professor já passou assunto no primeiro dia de aula? Claro! Então reserve 20 minutinhos do seu dia para cada matéria e revise o assunto que foi dado, releia. Escolha sempre estar em vantagem, não vá adiando os estudos, firme uma rotina desde a primeira semana e você terá bons resultados sempre.
Seja disciplinado, você faz parte agora do Ensino Médio, onda a cobrança é bem maior e a responsabilidade é redobrada.

3. Cumpra os prazos dos trabalhos e atividades

Dificilmente você terá uma segunda chance. Nunca deixe para fazer em cima da hora, isso prejudica a qualidade do trabalho, te deixa despreparado quando há apresentações. Fique atento também ás regras determinadas pelo professor para aquele trabalho e cumpra.

4. Organize seu tempo

Hora de diversão e hora de estudos, saiba separar os dois e quando for véspera de prova evite sair para festinhas e balada, pode acabar atrapalhando seu rendimento. Mas nada de ficar 24 horas com a cara nos livros também.: reserve um tempo para se divertir, assista um filme, saia com a turma, fará muito bem.


Segundo ano: Permaneça firme

1. Você já conhece o esquema

Você já conhece bem o esquema, disciplina e responsabilidade são palavras chaves para os estudos, seja no colégio ou na faculdade, assim como na vida. Então não relaxe muito, continue com a mesma rotina e você sempre se sairá bem. Sempre.

2. A um passo do terceiro ano

Claro, você está bem mais perto do terceiro ano agora, e portanto perto do vestibular. Se inscreva para fazer as provas como um treino, assim você conhece o estilo delas, o tempo que leva para fazê-las, passa pela experiência de estar numa sala com outras dezenas de pessoas, disputando com outras a vaga para o curso escolhido.

3. O curso escolhido

É normal estar ainda indeciso sobre o curso que vai escolher, mas não fazer ideia do que quer é um pouco preocupante. Você detesta matemática e física e nunca se saiu muito bem nessas matérias? Então, risque a possibilidade de fazer algum curso que tenha como base exatas. Não escolha um curso pelo dinheiro que vai ganhar, lembre-se: é você quem vai fazer seu salário. Se for um profissional competente, dedicado e que realmente gosta do que faz, terá sucesso em sua profissão. Faça uma lista de cursos - e pesquise sobre eles no Guia do Estudante , é uma ótima fonte - e de habilidades e características suas, como por exemplo, gostar de se comunicar, tendência para liderança, não gostar muito de ler -  e faça uma relação com as duas listas, riscando um traço nos cursos que não tem muito a "sua cara". Procure sempre algo que goste de fazer de verdade, que terá prazer em fazer, que tem a ver com você!


Aliados

O professor

Quando quiser fazer alguma pergunta, pode parecer a mais besta do mundo, fale com professor. Não guarde suas dúvidas, o professor está ali para transmitir conhecimento, ele é fonte de conhecimento, portanto é seu maior aliado nessa busca.

Vídeo aulas

Com esse mundo virtual que participamos ativamente - e viciadamente rs - hoje em dia, fica fácil ter um professor também pela internet, te explicando o assunto, e no YOUTUBE você encontra várias versões deles. Sugiro que assista as vídeo aulas quando já souber o assunto, se você não souber.quase nada, estude antes pelo caderno, pelo livro e só depois recorra ás vídeo aulas, que lhe servirá como uma revisão.

Internet e os livros

Claro que você tem a  internet como fonte de textos ótimos de diferentes matérias, mas o que acontece é que muitos sites não são confiáveis. É preciso ter cuidado, acesse os sites que tem certa popularidade, são bem recomendados e reconhecidos na esfera educacional. Mas vá a biblioteca e busque ter como fonte para consulta também outros livros, escolha um da matéria que você sente mais dificuldade, por exemplo.


Gostaram? Qualquer dica que quiserem compartilhar é só postar nos comentários!

 Terceirão em breve terá seu post :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...