terça-feira, 12 de março de 2013

Para se dar bem na escola




Se tratando de estudos, não há nada melhor  do que colecionar boas notas ao longo do ano e no final dele estar tranquilo quanto a aprovação. Mas, para não ficar desesperado no final da última unidade - implorando décimos também rs - é preciso esforço, dedicação e motivação para um bom desempenho. Essa motivação, a vontade para estudar, tem que vir de dentro de você e os pensamentos que te fazem dizer que não consegue, não sabe, não entende, que é difícil devem ser mandados para bem loonge.

1) ROTINA

Rotina é essencial e muita gente não cumpre uma. Não precisa fazer um roteiro dos horários e atividades para colar na parede na parede do quarto e seguir disciplinadamente, se não quiser - se costuma ter uma rotina bem bagunçada, não é da noite pro dia que vai mudar. Mas reservar todos os dias um tempo para estudar, é a regra número um.

2) "AULA DADA, É AULA ESTUDADA" 

É proibido deixar o assunto acumular, beleza? Todos os dias quando chegar em casa, mesmo que o assunto tenha sido pouco, estude. O melhor horário é logo depois do descanso do almoço, quando o assunto ainda está fresco na sua mente. Se você tira um cochilo depois de almoçar, dê uma lida nas anotações do seu caderno antes, para fixar. Quando acordar e for estudar, procure dar pequenas pausas de 10 minutos a cada 50 minutos em frente ao livros para recobrar a concentração. Vá beber água, fazer um lanche, ir ao banheiro, mas nada de mexer um pouquinho no celular, entrar na internet. Fique longe desses aparelhos para não se render à tentação!

3) PERGUNTE

Não deixe passar uma dúvida quando estiver na sala de aula. Sério. Por mais boba que ela possa parecer, procure esclarecê-la pra isso não te prejudicar quando for estudar sozinho em casa. Dificuldade em resolver o exercício em sala? Peça ajuda de um colega. Em casa, não conseguiu resolver algumas questões? Tente, deixe no papel a sua tentativa e lembre-se de pedir ao colega no dia seguinte para te explicar ou se tiver aula do professor da matéria, para ele desenvolver.

4) PRATIQUE

Isso aqui é especialmente para as matérias de exatas. É com a prática que você conseguirá resolver as questões tranquilamente mais tarde em uma prova. Estudar matemática sem errar um bocado e não refazer até acertar? Você está fazendo isso errado. Enquanto estuda, faça uma lista com todas as fórmulas dos assuntos para você ir consultando e aprendendo. Depois vai lembrar naturalmente.

5) FAÇA RESUMOS

Já esse é para todas as matérias, excetuando-se matemática e físicas às vezes. Depois de estudar os assuntos, faça o resumo deles e pequenos esquemas. Na véspera das provas, depois de ter aprendido os assuntos, é só revisar por eles.

6) OUTRAS FONTES

A internet, sem dúvidas, é uma grande aliada nessas horas. Existem muitos canais no Youtube com ótimas vídeo aulas. Prefira vê-las depois de ter lido o assunto e sem se dispersar vendo outros sites. Procure também outros livros didáticos para fazer pesquisas e leituras. É bom consultar outras fontes porque cada uma dá uma abordagem diferente aos assuntos.


Gostaram das dicas? Como vão os seus estudos? No que tem tido mais dificuldade?

2 comentários:

  1. aaaaaah ÓTIMA dica! ano passado fiz pré vestibular me preparando pros vestibulares e olha, vou te dizer, a coisa tem que ser intensa!

    http://doiss2.blogspot.com.br/ vai ser bem vinda no Dois Corações Caroline :)
    e todo mundo!

    eu li seu nome " Carolaine " como se fosse em ingles USAHUH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, preparação intensa mesmo!
      Sei exatamente como é porque ano passado foi meu último ano na escola.
      Ano de vestibular, decisões, se despedir da galera...Muita coisa junta!
      Obrigada :))

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...