Daqui a mais ou menos uma semana, nós estudantes voltamos ás aulas, e portanto á rotina de estudos - aquele compromisso que temos com o caderno, os livros e o conhecimento. Pois é, adíos férias. Muitos começarão o Ensino Médio agora, assim como tantos outros farão o último ano dele - eu por exemplo.
Esse post é dedicado á vocês que estarão no 1º e no 2º do Ensino Médio, e foi pensando nisso que elaborei algumas dicas, de acordo com as experiências nos diferentes anos, para ser um bom aluno e se dar bem no Ensino Médio. O post do 3º ano será feito mais tarde e será um super post, porque trata-se de um ano e tanto para quem fizer parte dele. Não deixem de conferir!
Primeiro ano: Seja disciplinado e responsável
1. Converse com alguém que já passou por isso
Tem gente que fica ansioso demais, e uma boa é conversar com algum colega do segundo ou terceiro ano e fazer algumas perguntas sobre como são os professores, as provas, como é a rotina de estudos...Isso o fará ficar um pouco mais relaxado.
2. Escolha sempre estar em vantagem
O professor já passou assunto no primeiro dia de aula? Claro! Então reserve 20 minutinhos do seu dia para cada matéria e revise o assunto que foi dado, releia. Escolha sempre estar em vantagem, não vá adiando os estudos, firme uma rotina desde a primeira semana e você terá bons resultados sempre.
Seja disciplinado, você faz parte agora do Ensino Médio, onda a cobrança é bem maior e a responsabilidade é redobrada.
3. Cumpra os prazos dos trabalhos e atividades
Dificilmente você terá uma segunda chance. Nunca deixe para fazer em cima da hora, isso prejudica a qualidade do trabalho, te deixa despreparado quando há apresentações. Fique atento também ás regras determinadas pelo professor para aquele trabalho e cumpra.
4. Organize seu tempo
Segundo ano: Permaneça firme
1. Você já conhece o esquema
Você já conhece bem o esquema, disciplina e responsabilidade são palavras chaves para os estudos, seja no colégio ou na faculdade, assim como na vida. Então não relaxe muito, continue com a mesma rotina e você sempre se sairá bem. Sempre.
2. A um passo do terceiro ano
Claro, você está bem mais perto do terceiro ano agora, e portanto perto do vestibular. Se inscreva para fazer as provas como um treino, assim você conhece o estilo delas, o tempo que leva para fazê-las, passa pela experiência de estar numa sala com outras dezenas de pessoas, disputando com outras a vaga para o curso escolhido.
3. O curso escolhido
É normal estar ainda indeciso sobre o curso que vai escolher, mas não fazer ideia do que quer é um pouco preocupante. Você detesta matemática e física e nunca se saiu muito bem nessas matérias? Então, risque a possibilidade de fazer algum curso que tenha como base exatas. Não escolha um curso pelo dinheiro que vai ganhar, lembre-se: é você quem vai fazer seu salário. Se for um profissional competente, dedicado e que realmente gosta do que faz, terá sucesso em sua profissão. Faça uma lista de cursos - e pesquise sobre eles no Guia do Estudante , é uma ótima fonte - e de habilidades e características suas, como por exemplo, gostar de se comunicar, tendência para liderança, não gostar muito de ler - e faça uma relação com as duas listas, riscando um traço nos cursos que não tem muito a "sua cara". Procure sempre algo que goste de fazer de verdade, que terá prazer em fazer, que tem a ver com você!
Aliados
O professor
Quando quiser fazer alguma pergunta, pode parecer a mais besta do mundo, fale com professor. Não guarde suas dúvidas, o professor está ali para transmitir conhecimento, ele é fonte de conhecimento, portanto é seu maior aliado nessa busca.
Vídeo aulas
Com esse mundo virtual que participamos ativamente - e viciadamente rs - hoje em dia, fica fácil ter um professor também pela internet, te explicando o assunto, e no YOUTUBE você encontra várias versões deles. Sugiro que assista as vídeo aulas quando já souber o assunto, se você não souber.quase nada, estude antes pelo caderno, pelo livro e só depois recorra ás vídeo aulas, que lhe servirá como uma revisão.
Internet e os livros
Claro que você tem a internet como fonte de textos ótimos de diferentes matérias, mas o que acontece é que muitos sites não são confiáveis. É preciso ter cuidado, acesse os sites que tem certa popularidade, são bem recomendados e reconhecidos na esfera educacional. Mas vá a biblioteca e busque ter como fonte para consulta também outros livros, escolha um da matéria que você sente mais dificuldade, por exemplo.
Gostaram? Qualquer dica que quiserem compartilhar é só postar nos comentários!
Terceirão em breve terá seu post :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário