quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quanto vale cada questão do ENEM?


Neste post explicarei de forma simplificada como é calculada a nota do ENEM "por questões"...

No ENEM o valor das questões varia. Ou seja, você não poderá analisar a sua nota pelo número de questões que acertou, muito menos comparar com a de um colega. Mas como corre essa variação? 
As questões são separadas previamente em três grupos: fácil, média e difícil, porém elas são misturadas ao longo da prova e você não saberá seus respectivos grupos. Sendo assim, você pode acertar mais médias e fáceis e poucas difíceis e um colega seu, mais difíceis e médias do que fáceis e portanto, a nota de vocês será diferente, mesmo que os dois tenham acertado130 do total, digamos. Além do fato de que, quando você for acessar seu boletim individual no site oficial, depois da liberação, vai perceber que a nota é dada por área: Ciências Humanas, de Ciências da Natureza, de Matemática, de Linguagens e Códigos e da redação. 

Há um porém...

Caso o aluno tenha acertado mais questões "difíceis" do que "fáceis", através de estatísticas e teorias matemáticas, o fato é considerado improvável, então deduz-se que ele tenha chutado e a média cairá. Não dependendo a nota final apenas do valor absoluto de acertos, mas da dificuldade das questões que se errou e acertou.


Método TRI Original


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...