domingo, 14 de agosto de 2011

Você x Estudos



Sabe aquela nota baixa justo na prova de matemática que você precisava dar uma super recuperada? Afinal, já está chegando o fim do ano letivo e você quer passar looonge da recuperação - certíssima! Porém o tempo é curto, e agora você tem que correr atrás. Eu sei, você estudou,  mas a sua relação com a matemática não é das melhores, vocês não conseguem se entender. Maneire nas cobranças e seja uma garota de mais "ação", vai funcionar.

Seus pais cobram, o seu futuro cobra, mas vamos lá, será que você está realmente fazendo tudo nos conformes? É isso que precisamos descobrir. É necessário você se auto-avaliar, conhecimento e sabedoria nunca são demais, quanto mais se tem, mas sobra espaço para ser preenchido.Será que seu tempo de estudos está sendo o suficiente, principalmente se você já deixou de fazer parte do Ensino Fundamental? Okay, não é porque uns passam a tarde inteiriiinha estudando, que você deve passar também - o que seria bom, mas cada um tem suas particulares, dificuldade, facilidades e aptidões. Mas sempre é necessário dedicação e responsabilidade. Então, anote aí!

Primeiro:  crie uma rotina de estudos, dedique no mínimo 2 horas diárias de estudos. Você  vai perceber que se envolverá e até passará dessa faixa de tempo - o que significa que você em breve terá ótimos retornos. Por exemplo, hoje você teve aula de geografia, química  e português. As 2 horas de estudos de hoje são para você revisar os assuntos dados hoje nessas matérias, refazer as atividades que o prof passou em sala, e as que ele passou pra casa. Se você é Ensino Médio, sabe que não é brincadeira, os tempos de Ensino Fundamental acabaram e agora a responsabilidade é quase que cem por cento sua e  triplicada.

Observação: se você está no terceiro ano 2,3 horas diárias mínimas não são suficiente, afinal é ano de vestibular. Vestibulando tem que ter no mínimo 6 horas diárias, há uma cobrança e  uma responsabilidade muito maior e verdadeiramente severa, por assim dizer. Além de você precisar estar convicto quanto a sua escolha profissional, há uma pressão da família e da escola quanto seu desempenho para que faça uma boa prova e entre para uma boa faculdade, especialmente as públicas que são as melhores.

Segundo: diminua as saídas com a galera, deixe-as para os fins de semana. Segunda á sexta  dedique-se á escola, aos estudos - isso mesmo, escute a sua mãe. Claro, um pulinho ao cinema na quarta-feira para assitir aquele super filme que acabou de estrear, não vai fazer mal a ninguém, mas lembre-se de não abusar.

Terceiro: vá á biblioteca - pode ser a do seu colégio mesmo - , pegue livros, use a internet á favor do seu conhecimento, assista video aulas. Se você tem algum parente, algum vizinho, conhecido que é professor, peça á ele para conseguir para você um livro daquela matéria que você mais sente dificuldade.

Quarto: anote as dúvidas que surgirem quando estiver estudando em casa, faça observações em seu caderno, e resumos dos assuntos que vão cair nas provas três dias antes delas acontecerem, para você ler quando estiver indo para o colégio e enquanto o professor não chega.

Quinto: grupos de estudos. Reúna as amigas para estudar.  Quando há mais pessoas estudando juntas, uma tira a dúvida na outra, uma sabe mais disso ajuda a outra que sabe mais daquilo ajuda uma outra. Pode ser também em um final de semana porque não? Você aproveitam a no final, assitem um filminho juntas.



Essas são as minhas dicas. O meu objetivo é ajudar vocês e espero tê-lo alcançado. Dediquem-se, e colherão bons frutos: notas bem acima da média no boletim!

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...